Coca-Cola, vilã ou amiga?








Acho que todo mundo conhece um eco-chato, eu conheço muitos, e, sem dúvidas, um dos grandes inimigos jurados dos ambientalistas, é a Coca-Cola e toda sua linha de produtos licenciados.

Mas o que muita gente releva é o que essa é uma empresa que é vitoriosa e líder de mercado, mas que preza por suas responsabilidades ambientais e que faz muito além do que a legislação recomenda.

Quem aqui recebeu um email-spam dizendo os 3.481 malefícios de se usar coca cola? Eu deve receber uns 3 iguais por ano, só da minha mãe. E por ai vai...

Acho que a maior encrenca dos eco-chatos é a quantidade de água que se faz necessária para produzir um litro do refresco (que é de 2,08 litros d'água para 1 litro do produto). Vejamos e convenhamos.. existem no mínimo outros mil produtos que consomem mais água para sua produção.. até mesmo a carne bovina é vista como grande fonte de consumo d'água para sua produção.

Esse nem é tido como uma grande meta de redução para a Coca-Cola Company, não hoje. A grande meta da empresa é reduzir na produção e descarte de suas embalagens, e bixo, não são poucos os esforços da empresa, uma passada rápida no site da coca-cola brasil mostra o quanto eles veem se empenhando:




- O retorno das embalagens retornáveis (ficou estranho, né?)

E ultimamente procriaram-se na web uma garrafa conceito quarada que ainda não sei se é estudada pela empresa realmente, mas é uma grande idéia.



E hoje eu vi uma cadeira lançada pela empresa onde 111 garrafas PET foram recicladas em sua confecção: A "Emeco's Navy Chair"



Quando me criticarem pelos coments, lembrem-se: não tou ganhando nada por isso, não sou e nunca fui funcionário da coca-cola. Apenas, acabei de tomar 2L dela pura.

E lembra daquele email chato da minha mãe? Pois é.. existe um espaço só para esclarecimento desses mitos e boatos (clica aqui), aliás.. você encontra muita coisa feita pela Coca Cola Company na área ambiental e social das quais você nunca nem imaginou!
beijo no crânio!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

17 comentários:

Bug disse...

Sim vou criticar =]
Bem, procurar por malefícios no site da Coca-Cola é como procurar por negros nazistas.
Não estou dizendo que a empresa não tem benefícios e com certeza todos esses benefícios podem ser encontrados no site da própria empresa.
Agora os malefícios você terá que buscar em outros lugares. Ou você acha que a Coca-Cola dirá em seu site que seu produto pode causar hipoglicemia e descalcificação óssea?

Se você gosta da Coca-Cola e quer defendê-la. Acho legal e bato palmas para sua iniciativa. Agora chamar de "eco-chato" as pessoas que defendem as causas ambientais é desrespeitá-las e aposto que você não gostaria que alguém viesse aqui e o desrespeitasse.

Suerte, Che!

Heitor A. disse...

caro Bug, crítica aceita, mas tens de concordar que o cara que me manda e-mail corrente, com 30 "acusações" infundadas (em grande maioria) me desrespeitou 1º e o mínimo que merece ser chamado é de chato.. ambientalista é aquele quem defende o meio ambiente e faz por onde pra ajudar.. e isso eu tenho crtza que sou.

abraços

Diogo disse...

eu acho que os "eco-chatos" que ele se referiu... são aquelas pessoas que ambientalistas que enchem o seu "saco" e sua caixa de email com mensagens que vc nunca pediu para receber... (tem uma vegetariana aqui no meu trabalho que enche o meu saco.... e eu como carne na frente dela só para ela ver como é bom aborrecer os outros... hehehe)

só sei que eu tomo coca-cola (santo remédio)!!!

Anônimo disse...

Sempre Coca-Cola! =P

Anônimo disse...

ecochatos, hahaha, por isso que a natureza ta fodendo todo mundo.
Ainda bem que sou eco chato, ganho dinheiro pra proteger a natureza, e graças a pessoas como vc, que pensam que somos chatos, meu emprego fica mais rentavel e creio que tenho vasto mercado de trabalho.
continue pensando na natureza, da forma que vc pensa campeão!

Anônimo disse...

Olha não sou ambientalista e nem nada, mas acho importante cuidar do meio ambiente, e é muito bom ter como vc disse ter eco chatos pq se não tivesse...ninguem ia se tocar de cuidar da natureza.

Amanda F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda F. disse...

Eu acho que o grande problema de algumas pessoas que leram o post.. foi não entender o termo "eco-chato". Pessoas que se preocupam com o meio ambiente jamais são eco-chatas e isso em momento algum foi mencionado no post.
Eco-chatas são aquelas pessoas que acham que defendem o meio ambiente por meio de alternativas infundadas. Quer exemplo? Pois bem..
volta e meia tem uma galerinha defendendo como alternativa para redução de gases poluentes o uso da bicicleta como meio de transporte, e adoooram citar países como a França e a Espanha como exemplos. De fato o uso da bicicleta é sim uma alternativa, mas por enquanto não uma alternativa pra nós brasileiros e principalmente cearenses. Não é só fazer um discurso bonito dizendo que as pessoas deveriam ir ao trabalho/escola de bicicleta que você realmente tá contribuindo para o meio ambiente. Pra que isso aconteça é preciso que se tenha uma boa política social, segurança, infra-estrutura, um melhor sistema de transporte de público e principalmente educação. Itens que sem dúvida os Países como França e Espanha possuem. E ainda temos que lembrar o fato de que vivemos num país de clima tropical, agora imagine você aí eco-chato, saíndo da sua casa meio-dia aqui em fortaleza pra ir a escola/trabalho de bicicleta?

Ser ambientalista é buscar alternativas, desenvolver tecnologia, conhecer a realidade do país que vive e acima de tudo ter o cuidado de não cair no extremismo porque isso aí não seria desenvolvimento sustentável e sim retrocesso.

Abraços

Anônimo disse...

Amanda F. disse tudo!

Anônimo disse...

exatamente amanda, concordo com vc em genero numero, e grau

bob disse...

Cara, Coca-Cola é melhor que água... quem quiser tomar água que tome e não encham o saco!

alersson disse...

prefiro pepsi

Anônimo disse...

O que deve-se reclamar, e acho que com razão, é que a Coca-Cola como dona de um produto emblemático, líder de vendas e com risco mínimo de perder marketshare, poderia se arriscar mais que as outras empresas (e assim influenciar as outras) e tomar atitudes mais sustentáveis. Reciclar não é o único caminho, e sempre existiu a alternativa das garrafas de vídro, que deixaram de ser usadas apenas por comodidade.

Niemand disse...

Beba coca-cola!!!! OPEN HAPPYNESS!!!!

Quando pagar sua conta de água pra Coca Cola Company, vamos ver se você vai pensar assim ainda... não sei se você sabe camarada, mas a coca-cola vem abocanhando dezenas, centenas, se pá milhares de empresas, marcas literalmente... até a mate leão é da coca! a del valle... várias outras nacionais, e internacionais com certeza... consuma, consuma consumidor... consuma até que o consumismo te consuma!!! hahahaha

Minha nossa... quando eu assisti Idiocracy eu achei idiota demais... mas eu vejo que cada dia que passa é para aquilo mesmo que estamos caminhando....

clarindo disse...

Gosto muito de Coca Zero, mas sei que faz mal, principalmente devido ao alto teor de sódio.

Unknown disse...

Tá ela á a unica que comercializa embalagem retornável talvez o gasto de agua vai para lavar o vasilhame o que reduz a quantidade de garrafas pet descartadas no meio ambiente
Mas para ser chato é preciso dizer que por vocês e eu ficar fazendo coisas inúteis na internet é que irão construir aquela usina hidrelétrica de Belo Monte que nos seus primeiros anos liberara muito gás metano na atmosfera devido a decomposição anaerobica da vegetação que fora alagada e também gostaria de denunciar que o estudo de impacto ambiental somente é feito para se cumprir a legislação ambiental porque de forma alguma tem a capacidade de embargar a obra que será de grande impacto sócio-ambiental na região pois as comunidades que dependem da caça e pesca na região e não possui de boa tecnologia terá sua produção de subsistência comprometida pela alteração provocada pela inundação mas se vocês ficaram com peso na consciência podem economizar energia desligando a caixa de som do pc quando ela não estiver sendo utilizada e também a tecla de caps lock e num lock de seu teclado .

Anônimo disse...

Taí um assunto que ainda não foi comentado amplamente pelos blogs! (e saindo do assunto)...A usina de Belo Monte.

Eu acho uma enganação. Sairá caro transmitir aquela energia para os consumidores do sudeste. E se energia em lugar remoto é o problema, faça-se como usualmente é feito: compra 30 bilhões de reais em painés solares na região com mais abundância de sol do globo e vamos ver se não resolve. Há um grande interesse das mineradoras na construção dessa usina, some isso à conveniência para o Lula em deixar uma herânça faraônica símbolo progressista, e Dilma, ex-ministra de Minas e Energia, candidata. É estupidez alagar a zona com mais rica biodiversidade do mundo. Com 30 bilhões de moeda atualmente valorizada se consegue coisa melhor. Fica a dica de abordar o tema.

Postar um comentário