Qual a semelhança entre o semi-árido brasileiro, a África e países atingidos por desastres naturais??
Fora a desgraça que é viver em qualquer canto desses, a falta de água potável é fato comum em ambos. E tirando as doações de pessoas mais favorecidas pela sorte, a única maneira de se obter-la é através de dessalinizadores que, além de caríssimos, tem um custo de manutenção e operação complicadíssimos.
Mas cientistas do MIT, (Massa.. Massachu.. Maxaxu.. Massachusetts Institute Tecnological) que é um dos maiores (se não o maior) centros tecnológicos do mundo, estão desenvolvendo um pequeno dispositivo que transforma a água do mar em água potável. As pesquisas, a cargo dos professores Sung Jae Kim e JongyoonHan - ambos do Departamento de Engenharia Eletrônica e Ciências da Computação - já foram publicadas na revista NatureNanotechnology.
O dispositivo se baseia num fenômeno conhecido como "polarização por concentração de ions": basicamente se extraem os ions da água do mar, que uma vez desprovida deles, se converte em água potável. Esse sistema não só separa o sal por eletroestática, como também os vírus e bactérias presentes no liquido.
O teste que confirmou tudo isso foi feito com água do mar contaminada com partículas de plástico e sangue humano. O dispositivo removeu 99% do sal e dos agentes contaminantes. A vantagem desse instrumento de depuração é que ele pode funcionar com energia solar e, pelo seu reduzido tamanho, transportado e manipulado por uma só pessoa.
Os cientistas reconhecem que somente daqui há uns dois anos esse dispositivo estará no mercado para comercialização, mas seu uso será suficiente para suprir a demanda de uma família inteira e que umas 1.600 unidades seriam suficientes para potabilizar 15 litros de água por hora.
Incrível, não??
Lembrete: O MIT, em breve, será ultrapassado pelo IFCE.. muito Breve!!
4 comentários:
eU NÃO PRECISO nem dizer que
teu blog tá um ahazo né?
XERO NOS´ÓI!
=D
só acho que tem uma galera que devia ir fazer prova!
O MIT, em breve, será ultrapassado pelo IFCE.. muito Breve!!... hulalá.. estamos trabalhando pra isso!! ^^
eU NÃO PRECISO nem dizer que
teu blog tá um ahazo né? [2]
Postar um comentário