Vancouver 2010 - Rio 2016


Este é 31º ano olímpico na história contemporânea. Contando as realizações dos Jogos Olímpicos nas versões de verão (26 edições disputadas) e inverno (21 edições). As Olimpíadas da Era Moderna começaram em 1896, tendo três interrupções devido às duas Grandes Guerras (1916, 1940 e 1944). Já os Jogos de Inverno tiveram inicio em 1924, sendo realizados nos mesmos anos que a versão de verão até 1992. A partir de 1994, foram organizados de maneira intercalada.

As cidades canadenses de Vancouver (sede principal),Whistler, Richmond e West Vancouver sediarão de 12 e 28 de fevereiro a 21ª edição das Olimpíadas de Inverno. Já em março (entre os dias 12 a 21), será a vez da 10ª Paraolimpíada de Inverno somente em Vancouver e Whistler.

Não lembro de ouvir falar tanto de Olimpíadas de Inverno como neste ano, em Vacouver. Até mesmo os sem graça dos jogos de Curling - que aqui no sul tem um "primo" distante conhecido como bocha - ganha destaque no horário nobre da televisão aberta brasileira. Mas esportes clássicos também são televisionados e alguns lances clássicos também podem ser acompanhados. Como esse super lance do atleta Francês....


OOWWWW.. como muito bem avaliado pelo comentarista: "This guy needs a hug.." (esse cara precisa de um abraço..) quem é homem sabe o quanto isso doi.. repara só no berro de dor do cara no take ao vivo..

E esse ano, em especial, o Comitê Olímpico recomendou que fossem minimizados, ao máximo, os impactos ambientais. E cá pra nós, os Canadenses SABEM tratar bem o meio ambiente. Políticas e prevenção e mitigação dos impactos ambientais são inúmeros no país da folha do Bordô.

Dentre as diversas medidas tomadas a principal foi levada em conta no consepção e construção do projeto da vila olímpica que tem "n" conceitos de conservação e alternativas ecológicas como você pode acompanhar no vídeo abaixo. É bom um pouco de Francês/Inglês, mas as imagens falam por si sós. (E fica a dica para a nossa Olimpíada em 2016)


Sustentabilidade ambiental é outro pilar do olimpismo moderno. E Vancouver'2010 quer ser reconhecida como a Olimpiada Verde. Diversas campanhas (bom uso dos recursos naturais, reciclagem e reutilização de detritos, cuidados com a fauna e flora, etc) vem sendo desenvolvidas junto com os trabalhos de organização dos Jogos desde sete anos atrás, quando a cidade canadense foi escolhida como sede. Um dos grandes exemplos, foi a utilização de milhares de toras de madeiras, derrubadas por uma praga de insetos na Columbia Britância, para a construção da Arena Oval em Richmond.


Outro "detalhe" muito inteligente está na confecção do alvo máximo dos atletas durante os dias de competição. As medalhas desses jogos olímpicos e paraolímpicos são feitas com material reciclado: partes de placas eletrônicas e circuitos velhos reaproveitados. As medalhas para as Olimpíadas são redondas (abaixo à esquerda) e foram elaboradas considerando as baleias orcas, encontradas na costa Oeste do Canadá. Além disso, as Orcas tem sua imagem baseada nos atributos de força, trabalho em equipe e dignidade. Já as elaboradas para as paraolimpíadas são quadradas de cantos arredondados (abaixo à direita) e foram concebidas considerando a imagem de cura, transformação e de determinação, criatividade e sabedoria do Corvo, símbolo dos atletas paraolímpicos.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um comentário:

Pedro Cardoso disse...

Tô achando muito interessante essas Olimpíadas de Inverno. Brasil deve se espelhar (mesmo que seja uma coisa bem pequena em relação a Olimpíadas RIO2016). Vi uma reportagem sobre as medalhas, além de ser um materia reciclável existe em material nela que é mais caro que o Ouro.

Postar um comentário