Ao estilo Blog da Luciana trago a vocês um texto (que eu achei fod... digo, bonitinho):
Tomada em seu sentido afirmativo a frase generaliza opiniões e pontos de vista diferentes em um conceito, que já se transformou em um dito popular, embora seja polêmico.
Daí é que o título do texto sugere algumas considerações preliminares:
Os fins significam os alvos finais a serem alcançados na conclusão de uma busca, de um processo, de uma realização.
Para que essa busca, processo, ou realização, alcance os fins desejados é necessário que tais fins sejam claramente definidos e ponderados. Só assim os meios poderão ser estabelecidos adequadamente.
Os meios significam, portanto, os procedimentos mais adequados e viáveis para que os fins sejam satisfatoriamente alcançados.
A justificativa, quanto à utilização dos meios, implicaria naturalmente na melhor adequação dos mesmos aos fins desejados, levando-se em conta, ainda, os princípios éticos, morais, econômicos, e de Justiça.
Não é prudente e nem conveniente dar como absoluta e completa a frase “Os fins justificam os meios.”, pois poderíamos estar generalizando uma afirmativa que tem suas restrições. Nem sempre os fins justificam os meios que são utilizados.
É sabido e certo que, em todas as épocas e em todos os tempos, a frase tem sido utilizada para justificar certas decisões, estratégias ou atitudes, muitas vezes desastrosas até mesmo para a Humanidade.
Em nosso dia a dia, vamos convivendo com essa realidade e aprendendo a distinguir o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mau, o que é um bem e o que é um mal, o que é justificado e o que é dissimulado.
Essa compreensão, aliada à verdadeira formação educacional poderá, em muito, contribuir para que seja realmente válida a opinião de que os fins justificam os meios.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 29/03/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário