VIDA - Aves

Penas, o grande marco evolutivo que definiu a sobrevivência e soberania das aves: O vôo.


Andes peruanos, exemplo crasso do misto de esforço e habilidade que representa o “simples” fato de voar: O Beija-flor Mirabilis.


O Mirabilis tem o corpo semelhante ao de todos os beija-flores normais, mas o mirabilis apresenta um par de penas alongadas e de pontas arredondadas. O mirabilis tem de voar por mais tempo e executar o balé mais impressionante o possível para conquistar sua fêmea e por isso só pode voar por alguns segundos antes de ficar fadigado.



Já o Abutre “quebra-ossos” tem as asas bastante alongadas o que lhe permite pairar no ar e aproveitar as termais, que os impulsionam o mais alto possível (assim como os outros abutres e o nosso conhecido urubu).


Mas diferente dos demais, o que interessa ao “quebra-ossos” não é a carne e sim os osso (previsível, né?). Mas ai você pensa.. como um abutre come um osso? Simples: ele voa o mais alto possível com o osso estrategicamente posicionado e o lança sobre as pedras. O osso se quebra em alguns pedaços menores, suficientes para passar o osso. Então o abutre engole o osso inteiro e deixa os sucos gástricos (mais corrosivos que acido sulfúrico) digerirem todo o tutano que é a base de sua alimentação.


Mas é na costa marinha onde as habilidades de vôo são testadas.



Fora os ventos, ondas e a dificuldade de obter alimento de dentro do mar, há a enorme concorrência de aves-piratas, como as Fragatas.


Pequenas aves como as Grasinas travam os mais épicos combates aéreos. A Fragata ataca a Grasina até que ele regurgite o pescado, como é maior e mais forte leva uma aparente vantagem, até que a esperteza da Grasina entre em jogo, vôos rasantes por entre a rebentação garantem a sobrevivência dessa pequena e bela ave.


Maçaricos de papo vermelho. Enfrentam todos os anos a grande epopéia da migração..



Voar milhares de quilômetros da Argentina até o Canadá não é o grande marco dessa ave, o que diferencia essa ave, é que elas calculam com extrema exatidão a sua chegada a costa de Delaware nos EUA um “pit-stop” para o encontro com outros animais. Os Nimolos, Criaturas pré-históricas, vêem a costa uma vez no ano para depositar seus ovos, o que é uma enorme fonte de gordura e proteína, essenciais para a segunda etapa da viagem dos Maçaricos. Tendo de comer cerca de 400mil ovos para dobrar seu peso em apenas uma semana, se tornam presas fáceis para outros predadores.. Pô.. imajina ai comer 400mil ovos minúsculos usando um bico comprido no meio da areia.. Virei fã dessa avezinha.


Vulnerabilidade, fator determinante na vida das aves. E não é só na hora de comer que as aves se expõem. Nada expõe tanto as aves como a nidificação.



Muitas aves como os Flamingos Pequenos tem de se adaptar. Os Flamingos constroem seus ninhos na lama corrosiva de lagos seco na Africa. O que protege seus ovos dos predadores, mas põe em risco a sobrevivência de suas crias que podem cair dos ninhos e se afogar na lama.


Adaptação.. fator chave a vida em lugares inóspitos como a Antártida. Os Pingüins de Barba tem um grande desafio todos os dias: Sair para pescar o Krio e retornar até sua colônia.


Após vencer a rebentação, os Barbudos tem de caminhar dezenas de quilômetros em superfícies pedregosas até seu lar.. Chegando lá, ela precisa encontrar sua família entre mais de 150mil aves.. difícil, que nada essas aves tem a audição tão apurada que ela consegue identificar o choro da sua cria, mas o que não garante o sossego da ave.. revezando com seu parceiro as aves dão cerca de 10 idas e vindas até o mar para garantir o conforto do seu filho.


Ah essas crias! Seus pais fazem coisas imagináveis pelo bem estar de seus filhotes. E o improviso é a alma da prosperidade.



Os Pelicanos, uma das aves mais pesadas que voam, são capazes de fazer coisas impensáveis e até cruéis. Aproveitando a escassez de peixes na proximidades da ilha de Malga os Pelicanos se alimentam dos filhotes de Atobás. Os Atobás têm, cada vez mais, que se isentar de seus ninhos e pescar em locais longe da ninhada, o que deixa suas crias desprotegidas. E os nojentos dos Pelicanos prosperam, enquanto a população de Atobá tende a se extinguir.



E para se obter crias, as aves tem de fazer o que vocês sabem o que elas tem de fazer..


Algumas delas tem de se cortejar, e um dos cortejos mais belos já resistrados acontece nos lagos de Oregon. Em perfeita sincronia o casal parece falar em linguagem de sinais executando um balé estilo lago dos cisnes.. esse tem que ser visto com imagens de video..



Nas florestas de Nova-Guiné, se encontram as mais belas e coloridas aves do paraíso. E com esse Matiz de cores as aves se conquistam.


Dentre elas o Passaro Arquiteto.. ta ele não é nada bonito, mas o que esse animalzinho é talentoso não se acredita. Primeiro ele tem o dom de imitar o canto de várias aves. Cacatuas, pombos, araras e por ai vai. Mas e esse nome o que tem haver? É que o danadinho constrói uma verdadeira mansão com objetos das mais diversas cores e tendências.. Colocadas de forma estratégicas e que dêem o melhor efeito visual apenas para conquistar sua fêmea. Coitadinho.. sua cópula dura cerca de 12 segundos.. ai ai.. Bocó!




Agora a campeã, e mais famosa, é a dança dos Flamingos, No Lago Begoria no Quênia eles se reúnem e começam o desfile, os machos se perfilam e coram sua penágem de rosa e começam a desfilar em uma marcha organizada até que as fêmeas se unem e derrepente vários casais estão formando um belo balé rosa.



Próximo episódio: Caçadores e Caçados

Fontes: Discovery Brasil (Video e Fotos)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário