Ceará, um estado brasileiro pioneiro nas fontes de energia alternativas

Confesso que sou muito bairrista em defender o meu Ceará em respeito a qualquer coisa, mas minha mamãezinha me passou um email que me deixou ainda mais orgulhoso de ser cabeça-chata o qual eu vou abordar no próximo post.

A primeira notícia já é de conhecimento nacional. O estado do sol passou a ser o estado brasileiro com maior capacidade instalada em geração de energia elétrica por meio dos ventos, com mais de 150 megawatts (MW). E com mais dois consorcio fechados a serem construídos fechando, no total, 220 megawatts.


Se no litoral cearense não falta vento, no interior o que tem muito são raios solares. O calor, que racha a terra e enche de apreensão o agricultor em tempos de estiagem, traz como consolo a possibilidade de criação de emprego e renda a partir da geração de energia elétrica. No município de Tauá será construída a primeira usina eólica do brasil grando 50MW.


O projeto está pronto e a previsão é que as obras comecem no final deste mês. O empreendimento contará com aporte do Fundo de Investimento em Energia Solar (FIES), iniciativa que dá benefícios fiscais para viabilizar a produção e comercialização desse tipo de energia, cujo custo ainda é elevado em relação a outras fontes, como hidrelétricas, térmicas e eólicas.

Ao todo, estima-se que o Ceará tem potencial de geração fotovoltaica de até 60.000 MW.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário